Vale do Loire - Castelos

Todo esse esplendor do Vale do Loire, se deve a guerra dos cem anos (1337-1453), que se deu durante as desavenças entre a Inglaterra e a França. Mas quando a Inglaterra expulsa de Paris o rei Carlos VII, este foi obrigado a buscar refúgio em outra parte da França. 
O Loire era um rio navegável, fértil  e de importante comunicação entre pontos estratégicos do país. Sendo assim, foi a região escolhida pela realeza, e os nobres da época também construíram seus castelos próximos ao rio Loire, seja para moradia ou para lazer, leia-se  caça, como era o costume na época.


Château de Chenonceau


Este castelo, construído por volta de 1513,  de arquitetura admirável, é um dos castelos mais bonitos do  Vale do Loire. Também conhecido como o Château des Dames (Castelo das mulheres). Desde sua construção foi moradia e sempre administrada por mulheres de personalidades marcantes sendo que duas foram rainhas.










Château de Chevernny


Meu castelo predileto, pertence a mesma família desde 1625 quando construíram. Esse castelo tem vida pois apesar de aberto a visitação pública a família ainda mora lá em uma parte reservada. É um castelo de caça e por isso mantém cavalos e uma matilha de mais de 130  cães da raça Poitevin.

O escritor Hergé era amigo da família, por isso o castelo inspirou a criação do Castelo de Moulinsart das aventuras de Tintin. Hoje lá existe o museu do Tintin.






 




Château d' Amboise


Este é o castelo mais importante do Vale do Loire, ainda com características
 de fortaleza medieval.O castelo tem uma capela onde
 está enterrado o pintor renascentista Leonardo da Vinci.
O rei Francisco I era um apaixonado por artes e conheceu Da Vinci
 em uma viagem pela Itália, assim sendo o convidou para morar na cidade de Amboise.






 


Château du Clos Lucé



Próximo ao castelo do rei, foi reformado o castelo de verão Clos de Lucé, onde Leonardo da Vinci viveu os últimos anos de sua vida. Ele era conselheiro do rei Francisco I que o chamava carinhosamente de “pai”. Dizem alguns historiadores que existe um túnel com uma passagem secreta entre os dois castelos, onde o rei saia de seu castelo principal e ia jantar e beber vinho com Leonardo da Vinci. 






Passagem secreta entre os castelos de Amboise e Clos Lucé

Château  et Jardins de Villandry


É um belo castelo construído na época do renascimento,1536.
Esse castelo é hoje uma propriedade particular cujo  dono restaurou e criou belos jardins. O diferencial desse majestoso jardim é plantar de forma harmônica, flores, legumes, frutas e verduras, tudo de forma a combinar formando belos desenhos. Nele funciona uma feira de produtos orgânicos famosa na região e fora dela.













Château de Chambord

Foi o maior castelo construído no Vale do Loire em 1519. Era um castelo de caça,
 imenso e com arquitetura renascentista francesa.





Château de Langeais


O Castelo de Langeais, foi construido primeiramente como fortaleza, é um típico castelo medieval da época do sistema feudal. Apesar da sua estrutura sombria sua decoração interna é rica em detalhes.








Château de Chaumont-sur-Loire


Castelo que também foi uma fortaleza construído no século X. Sua história gira em torno do rei Luís XI e é um castelo com uma rica coleção de obras de arte, sendo o mais recente castelo a ser reconhecido como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.




Como chegar ao Vale do Loire:

No verão você pode conhecer os principais castelos do Loire em ônibus que fazem uma rota circular por entre eles. Você paga um bilhete único e tem direito a descer e pegar outro ônibus a hora que quiser. Mas ideal é você alugar um carro na cidade de Tours. Para chegar em Tours você pode pegar um trem em Paris ou em Lyon.  Eu, como viajo sozinha preferi fazer um tour de 4 dias com a empresa parisiense Paris City Vision. Eles são ótimos e eu amei a viagem.




Copyright © 2014 Flavia Lobo Photographer - All Right Reserved / Todos Direitos Reservados



Textos e Fotografias são de autoria de Flavia Lobo e possuem registro na Biblioteca Nacional do Brasil.
A réplica parcial ou total de qualquer conteúdo deste site exige prévia autorização formal da autora.